LEIA O LIVRO E PESQUISE AS PERGUNTAS QUE VOCÊ DESCONHECER.
1. ENTRE O PASSADO E O PRESENTE:
Você conhece a história da Colonização da América? Ouviu falar das minas de prata de Potosí e das riquezas que os espanhóis encontraram aqui no continente?
Você conhece a história da Inquisição, uma organização da Igreja Católica que impedia muitas novidades de aparecerem?
Dentro da história contada por Cervantes você identifica a força da nobreza e da Igreja? Que opinião você tem sobre essa força? Por que ela continuava a existir?
2. A VERDADE E A FANTASIA:
Quais outros momentos você lembra dessa confusão entre verdade e loucura, ao longo do relato da história de Dom Quixote?
Como se comportam as pessoas que interagem com Dom Quixote? Os amigos deveriam ter agido de maneira diferente alguma vez? Por quê?
Como você considera o papel de Sancho, que o tempo todo o que é real e o que não é, mas mesmo assim aceita a loucura de seu patrão?
3. LOUCURA, OPINIÃO PÚBLICA, AMIZADE:
Qual parte da história de dom Quixote lhe pareceu mais interessante? Por quê?
Você se identificou com ele em alguma passagem do livro? Qual? Por quê? Ou se identificou com alguma personagem? Por quê?
Você acha que existe gente como ele ainda hoje, capaz de lutar por um ideal, mesmo que esse ideal seja inatingível? Como é essa gente que luta por um ideal inalcançável? Justifique.
4. ESTRUTURA DA OBRA:
Quem são as personagens? Descreva as características físicas e psicológicas.
Qual é o tempo? O espaço? O narrador? E o foco narrativo? Descreva-os com passagens da leitura.
Faça a verossimilhança, retratando e comparando com a linguagem empregada na obra.
5. TRANSFORMAR E RECONTAR:
Após a leitura, transforme a história em HQ. Reconte-a com suas palavras. Não esqueça de colorir e levar o texto para a revisão antes de confeccionar o gibi.
OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OBRAS DA LITERATURA, TEXTOS E TAREFAS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
O Aluno (por ele mesmo)
O aluno não copia: compara resultados.O aluno não fala: troca opinões.O aluno não dorme: se concentra.O aluno não se distrai: examina as moscas.O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.O aluno não diz besteiras: desabafa.O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.O aluno não lê revistas na sala: se informa.O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir