OBJETIVO: DISPONIBILIZAR OBRAS DA LITERATURA, TEXTOS E TAREFAS SOBRE A LÍNGUA PORTUGUESA .
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012
GUIA PRÁTICO DA NOVA ORTOGRAFIA
(MICHAELIS, EDITORA MELHORAMENTOS)
Por Douglas Tufano
“Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferenças ortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.”
********************************************
MUDANÇAS NO ALFABETO
O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. Letras, que na verdade, não tinham desaparecido dos dicionários da nossa língua, são usadas em várias situações. Por exemplo:
- na escrita de símbolos e unidades de medida: Km (quilômetro), Kg (quilograma), W (watt);
- na escrita de palavras e nomes estrangeiros (e seus derivados): show, playboy, playground, windsurf, kung fu, yin, yang, William, kaiser, Kafka, kafkaniano.
TREMA
Não se usa mais o trema ( ¨), sinal colocado sobre a letra u para indicar que ela deve ser pronunciada nos grupos gue, gui, que, qui.
- COMO ERACOMO FICAAgüentarAguentarArgüirArguirBilíngüeBilíngueCinqüentaCinquentaDelinqüenteDelinquenteEloqüenteEloquenteEnsangüentadoEnsanguentadoEqüestreEquestreFreqüenteFrequenteLingüetaLinguetaLingüiçaLinguiçaQüinqüênioQuinquênioSagüiSaguiSeqüênciaSequênciaSeqüestroSequestroTranqüiloTranquilo
*ATENÇÃO: o trema permanece apenas nas palavras estrangeiras e em suas derivadas. Exemplos: Müller, mülleriano.********************************************MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUAÇÃO
- Não se usa mais o acento dos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (palavras que têm acento na penúltima sílaba).
COMO ERACOMO FICAAlcalóideAlcaloideAlcatéiaAlcateiaAndróideAndroideApóia (verbo apoiar)Apoia (verbo apoiar)Apóio (verbo apoiar)Apoio (verbo apoiar)AsteróideAsteroideBóiaBoiaCelulóideCeluloideClarabóiaClaraboiaColméiaColmeiaCoréiaCoreiaDebilóideDebiloideEpopéiaEpopeiaEstóicoEstoicoEstréiaEstreiaEstréio (verbo estrear)Estréio (verbo estrear)GeléiaGeleiaHeróicoHeroicoIdéiaIdeiaJibóiaJiboiaJóiaJoiaOdisséiaOdisseiaParanóiaParanoiaParanóicoParanoicoPlatéiaPlateiaTramóiaTramoia
*ATENÇÃO: essa regra é válida somente para palavras paroxítonas. Assim, continuam a ser acentuadas as palavras oxítonas terminadas em éis, éu, éus, ói, óis. Exemplos: papéis, herói, heróis, troféu, troféus.
- Nas palavras paroxítonas, não se usa mais o acento no i e u tônicos quando vierem depois de um ditongo.
- COMO ERACOMO FICABaiúcaBaiucaBocaiúvaBocaiuvaCauílaCauilaFeiúraFeiura
*ATENÇÃO: se a palavra for oxítona e o i ou o u estiverem em posição final (ou seguidos de s), o acento permanece. Exemplos: tuiuiú, tuiuiús, Piauí.1)- Não se usa mais o acento das palavras terminadas em êem e ôo(s).
COMO ERACOMO FICAAbençôoAbençooCrêem (verbo crer)Creem (verbo crer)Dêem (verbo dar)Deem (verbo dar)Dôo (verbo doar)Doo (verbo doar)EnjôoEnjooLêem (verbo ler)Leem (verbo ler)Magôo (verbo magoar)Magoo (verbo magoar)Perdôo (verbo perdoar)Perdoo (verbo perdoar)Vêem (verbo ver)Veem (verbo ver)VôosVoosZôoZoo
- Não se usa mais o acento que diferenciava os pares pára/para, péla/pela (s), pêlo/pelo (s), pólo/polo (s) e pêra/pera.
- COMO ERACOMO FICAEle pára o carro.Ele para o carro.Ele foi ao pólo Norte.Ele foi ao polo Norte.Ele gosta de jogar pólo.Ele gosta de jogar polo.Esse gato tem pêlos brancos.Esse gato tem pelos brancos.Comi uma pêra.Comi uma pera.
- *ATENÇÃO:
- Permanece o acento diferencial em pôde/pode. Pôde é a forma do passado do verbo poder (pretérito perfeito do modo indicativo), na 3.ª pessoa do singular. Pode é a forma do presente do indicativo, na 3.ª pessoa do singular. Exemplo: Ontem, ele não pôde sair mais cedo, mas hoje ele pode.
- Permanece o acento diferencial pôr/por. Pôr é verbo. Por é preposição. Exemplo: Vou pôr o livro na estante que foi feita por mim.
- Permanecem os acentos que diferenciam o singular do plural dos verbos ter e vir, assim como seus derivados (manter, deter, reter, conter, convir, intervir, advir etc.). Exemplos: “Ele tem dois carros./Eles têm dois carros.” “Ele vem de Sorocaba./ Eles vêm de Sorocaba.” “Ele mantém a palavra./ Eles mantêm a palavra.” “Ele convém aos estudantes./ Eles convêm aos estudantes.” “Ele detém o poder./ Eles detêm o poder.” “Ele intervém em todas as aulas./ Eles intervêm em todas as aulas.”
- É facultativo o uso do acento circunflexo para diferenciar as palavras forma/fôrma. Em alguns casos, o uso do acento deixa a frase mais clara. Veja este exemplo: Qual é a forma da fôrma do bolo?
- Não se usa mais o acento agudo no u tônico das formas (tu) arguis, (ele) argui, (eles) arguem, do presente do indicativo dos verbos arguir e redarguir.
- Há uma variação na pronúncia dos verbos terminados em guar, quar, quir, como aguar, averiguar, obliquar, apaziguar, desaguar, exaguar, delinqüir, etc. Esses verbos admitem duas pronúncias em algumas formas do presente do indicativo, do presente do subjuntivo e também do imperativo. Veja:
- se forem pronunciadas com a ou i tônicos, essas formas devem ser acentuadas. Exemplos:
- verbo exaguar: enxáguo, enxáguas, enxágua, enxáguam; enxágue, enxágues, enxáguem.
- verbo delinquir: delínquo, delínques, delínque, delínquem; delínqua, delínquas, delíquam.
- se forem pronunciadas com u tônico, essas formas deixam de ser acentuadas. Exemplos (a vogal sublinhada é tônica, isto é, deve ser pronunciada mais fortemente que as outras):
- verbo exaguar: enxaguo, enxaguas, enxagua, enxaguam; enxague, enxagues, enxaguem.
- verbo delinquir: delinquo, delinques, delinque, delinquem; delinqua, delinquas, deliquam.
*ATENÇÃO: no Brasil, a pronúncia mais corrente é a primeira, aquela com a e i tônicos.********************************************USO DO HÍFEN
Algumas regras do uso do hífen foram alteradas pelo novo Acordo. Mas, como se trata ainda de matéria controvertida em muitos aspectos, para facilitar a compreensão dos leitores, apresentaremos um resumo das regras que orientam o uso do hífen com prefixos mais comuns, assim como novas orientações estabelecidas pelo Acordo. Sendo assim, as observações a seguir referem-se ao uso do hífen em palavras formadas por prefixos ou por elementos que podem funcionar como prefixos, como: aero, agro, além, ante, anti, aquém, arqui, auto, circum, co, contra, eletro, entre, ex, extra, geo, hidro, hiper, infra, inter, intra, macro, micro, mini, multi, neo, pan, pluri, proto, pós, pré, pró, pseudo, retro, semi, sobre, sub, super, supra, tele, ultra, vice etc.- Com prefixos, usa-se sempre o hífen diante de palavra iniciada por h. Exemplos:
Anti-higiênicoAnti-históricoCo-herdeiroMacro-históriaMini-hotelProto-históriaSobre-humanoSuper-homemUltra-humanoExceção: subumano (nesse caso, a palavra humano perde o h).
- Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal diferente da vogal com que se inicia o segundo elemento. Exemplos:
AeroespacialAgroindustrialAnteontemAntiaéreoAutoaprendizagemAutoescolaAutoestradaAutoinstruçãoCoautorCoediçãoExtraescolarInfraestruturaPlurianualSemiabertoSemianalfabetoSemiesféricoSemiopacoExceção: o prefixo co aglutina-se em geral com o segundo elemento, mesmo quando este se inicia por o: coobrigar, coobrigação, coordenar, cooperar, cooperação, cooptar, coocupante etc.
- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de r ou s. Exemplos:
AnteprojetoAntipedagógicoAutopeçaAutoproteçãoCoproduçãoGeopolíticaMicrocomputadorPseudoprofessorSemicírculoSemideusSeminovoUltramoderno
*ATENÇÃO: com o prefixo vice, usa-se sempre o hífen. Exemplos: vice-rei, vice-almirante, vice-diretor etc.
- Não se usa hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por r ou s. Nesse caso, duplicam-se essas letras. Exemplos:
AntirrábicoAntirracismoAntirreligiosoAntirrugasAntissocialBiorritmoContrarregraContrassensoCossenoInfrassomMicrossistemaMinissaiaMultissecularNeorrealismoNeossimbolistaSemirretaUltrarresistenteUltrassom
- Quando o prefixo termina por vogal, usa-se o hífen se o segundo elemento começar pela mesma vogal. Exemplos:
Anti-ibéricoAnti-imperialistaAnti-inflacionárioAnti-inflamatórioAuto-observaçãoContra-almiranteContra-ataqueMicro-ondasMicro-ônibusSemi-internatoSemi-interno
- Quando o prefixo termina por consoante, usa-se hífen se o segundo elemento começar pela mesma consoante. Exemplos:
Hiper-requintadoInter-racialInter-regionalSub-bibliotecárioSuper-racistaSuper-reacionárioSuper-resistenteSuper-romântico*ATENÇÃO:- Nos demais casos não se usa o hífen. Exemplos: hipermercado, intermunicipal, superinteressante, superproteção.
- Com o prefixo sub, usa-se o hífen também diante de palavra iniciada por r: sub-região, sub-raça etc.
- Com os prefixos circum e pan, usa-se o hífen diante de palavra iniciada por m, n e vogal: circum-navegação, pan-americano etc.
- Quando o prefixo termina por consoante, não se usa o hífen se o segundo elemento começar por vogal. Exemplos:
HiperacidezHiperativoInterescolarInterestadualInterestelarInterestudantilSuperamigoSuperaquecimentoSupereconômicoSuperexigenteSuperinteressanteSuperotimismo
- Com os prefixos ex, sem, além, aquém, recém, pós, pré, pró, usa-se sempre o hífen. Exemplos:
Além-marAlém-túmuloAquém-marEx-alunoEx-diretorEx-hospedeiroEx-prefeitoEx-presidentePós-graduaçãoPré-históriaPré-vestibularPró-europeuRecém-casadoRecém-nascidoSem-terra
- Deve-se usar o hífen com os sufixos de origem tupi-guarani: açu, guaçu e mirim. Exemplos: amoré-guaçu, anajá-mirim, capim-açu.
- Deve-se usar o hífen para ligar duas ou mais palavras que ocasionalmente se combinam, formando não propriamente vocábulos, mas encadeamentos vocabulares. Exemplo: ponte Rio-Niterói, eixo Rio-São Paulo.
- Não se deve usar o hífen em certas palavras que perderam a noção de composição. Exemplos:
GirassolMadressilvaMandachuvaParaquedasParaquedistaPontapé
- Para clareza gráfica, se no final da linha a partição de uma palavra ou combinação de palavras coincidir com o hífen, ele deve ser repetido na linha seguinte. Exemplos:
Na cidade, conta--se que ele foi viajar.O diretor recebeu os ex--alunos.
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quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012
MANDAMENTOS DE UMA BOA REDAÇÃO
- ESNOBAR. Mostrar que é “bom”. Complicar. Escrever difícil.Não se preocupe em demonstrar cultura e conhecimento excessivos. As coisas realmente boas e valiosas são simples. Os grandes sábios são simples. As “grandes notas” vêm de redações simples. Não queira fazer experimentalismos linguísticos. Não tente neologismos léxicos ou sintáticos.
- PALAVRÃO. Nunca!
- CRITICAR A UNIVERSIDADE, AS AUTORIDADES, AS INSTITUIÇÕES é proibido. Esse negócio de “meter a lenha” não dá pontos. Faça a critica construtiva: mostre os erros e aponte soluções.
- SER NEGATIVA(O). Em tudo há um lado bom. Procure descobri-lo. Aponte alternativas, saídas. Sugira métodos e maneiras de solucionar as dificuldades e as chagas sociais. A maioria dos temas de vestibulares e concursos versam sobre “problemas sociais”. Eles querem saber o nosso posicionamento, o que pensamos, o que achamos, se conhecemos. A nossa participação é efetivada, exatamente, por meio de nossas prováveis soluções. É a forma de que dispomos para participar do contexto social.
- EVITE DEFINIÇÕES. Dado um tema como “A liberdade”, a maioria tende a sair definindo “A Liberdade é...” Isso indica pobreza de espírito. É sempre melhor criar uma história, relatar um episódio, dentro da qual e no decorrer do qual apareça o tema.
- O PONTO FINAL (.). Não o esqueça. Denota desleixo. Depõe contra você e … é erro!
- O PINGO NO i. É preciso colocar os pingos nos is! Não bolinhas, nem corações, pingos!
- CORTAR O t; A CEDILHA NO ç; A INICIAL MAIÚSCULA DE PERÍODO; AS MAIÚSCULAS NOS TÍTULOS; AS INICIAIS DE NOMES PRÓPRIOS, MAIÚSCULAS; ERRO ORTOGRÁFICO, ATÉ NO TÍTULO, É TERRÍVEL!
- ESTRANGEIRISMO. O emprego de vocábulo que não pertença ao nosso idioma só pode ser feito quando não haja, em português, palavra de sentido correspondente. Termo técnico, por exemplo. Se usada, a palavra deve vir entre aspas (“”) ou grifada. Ex. “Know-how”.
- ECO. É rima na prosa. Só artistas têm direito de recorrer a ela, que pode fornecer belos efeitos. Exemplo de eco (defeito): “Margarida levou toda a vida para atravessar a avenida.” ou “O Maneco entrou no boteco e bebeu uns trecos.”.
- GÍRIA. Via de regra não! A menos que se trate de diálogo, e entre como transcrição da linguagem de nível coloquial-popular. Fora isso, o uso da gíria será interpretado como pobreza vocabular. É negativo.
- NÃO ABREVIE PALAVRAS. Escreva-as todas por extenso, a menos que se trate de abreviações consagradas como por exemplo o “etc.”.
- EVITE REPETIR PALAVRAS. Use sinônimos. Repetir palavras revela pobreza vocabular ou desleixo.
- NÃO ESCREVA DEMAIS! No caso de não delimitarem o número de linhas, não vá além de vinte e cinco.
- NÃO “ENCHA LINGUIÇA”! À falta de ideias, não fique repetindo a mesma coisa com palavras diferentes! Isso é redundância, é terrível defeito!
- NÃO MANIPULE O TAMANHO DA LETRA PARA DAR IMPRESSÃO DE QUE ESCREVEU BASTANTE. Isso indispõe o avaliador, que julga conforme o tamanho padrão da letra; aumentar ou diminuir forçosamente a sua letra pode prejudicá-lo(a).
- NÃO SE DESCULPE DIZENDO QUE NÃO ESCREVEU MAIS PORQUE O TEMPO FOI POUCO. Não diga, também, que é a primeira redação.
- NÃO COMETA CACOFONIA, que é a palavra de sentido obsceno, chulo ou ridículo, formada pela junção de sílabas entre as palavras: Aqui ela disputa todos os dias... A boca dela... Fé demais...
- PENSAMENTO NOVO, PERÍODO NOVO. É comum, entre os que iniciam, misturar no mesmo período ideias que não se completam. Tome por norma: ideia nova, período novo. Veja, entretanto, que isso nem sempre significa parágrafo novo.
- CUIDADO COM PERÍODOS MUITO LONGOS: resultam confusos e são propícios a períodos incompletos.
terça-feira, 31 de janeiro de 2012
PENSE BEM ANTES!!!
ATENÇÃO ALUNOS DO 3.º ANO!!!
ESCOLHER O QUE VAI FAZER PELO RESTO DA VIDA, PODE SER UMA TAREFA PENOSA PARA VOCÊS. ENTÃO, PARA QUEM AINDA ESTÁ INDECISO, PODE OPTAR POR:
DICAS
Neste link, vocês encontram algumas coisas relevantes para a escolha da carreira a seguirhttp://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-escolha-profissao-472174.shtml
TESTES VOCACIONAIS
Façam o teste, não custa!!! Dica: pelo menos dois deles, pelo menos, para que possam tirar suas próprias conclusões a respeito das futuras escolhas...http://www.carlosmartins.com.br/_vocac/vocacional.htm
http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/
TESTE INTERESSANTE PARA OS QUE AINDA NÃO ESCOLHERAM UMA PROFISSÃO;
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/tira-duvidas-profissao.shtml
ESCOLHER O QUE VAI FAZER PELO RESTO DA VIDA, PODE SER UMA TAREFA PENOSA PARA VOCÊS. ENTÃO, PARA QUEM AINDA ESTÁ INDECISO, PODE OPTAR POR:
DICAS
Neste link, vocês encontram algumas coisas relevantes para a escolha da carreira a seguirhttp://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dicas-escolha-profissao-472174.shtml
TESTES VOCACIONAIS
Façam o teste, não custa!!! Dica: pelo menos dois deles, pelo menos, para que possam tirar suas próprias conclusões a respeito das futuras escolhas...http://www.carlosmartins.com.br/_vocac/vocacional.htm
http://www.oportaldosestudantes.com.br/testevoc.asp
http://www.guiadacarreira.com.br/teste-vocacional/
TESTE INTERESSANTE PARA OS QUE AINDA NÃO ESCOLHERAM UMA PROFISSÃO;
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/testes/tira-duvidas-profissao.shtml
ESQUEMA DE ENTREGA DOS TRABALHOS
PARA TRABALHOS ESCRITOS, FIQUEM ATENTOS ÀS NORMAS
http://aulasdelinguaportuguesaeliteratura.blogspot.com/2009/10/normas-da-abnt.html
http://palaciodaspalavras.blogspot.com/p/normas-tecnicas-abnt.html
http://monografias.brasilescola.com/educacao/leitura-espontanea-prazerosa-uma-conquista.htm
RESUMO
OBSERVAÇÕES SOBRE O FORMATO DO TRABALHO:
LIVROS: MACHADO, Ana Maria. Do outro lado tem segredos. 2.ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
REVISTAS: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13.
SITIOS (SITES): ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000. Disponível em <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm.> Acesso em: 10 jan. 2002.
Observação: [S.I.] significa Sitio da Internet.
O CONTEÚDO DO TRABALHO É AQUILO QUE O PROFESSOR PEDIU, OU SEJA, O ASSUNTO.
IMAGENS PODEM SER COLOCADAS NO TRABALHO, PORÉM SÃO OPCIONAIS. SE OPTAR POR COLOCÁ-LAS, ELAS DEVEM APARECER APÓS A BIBLIOGRAFIA, OU SEJA, NO FINAL. DEVEM SER NOMEADAS COMO ANEXO A, B, C... E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ALÉM DISSO, CONTER LEGENDA E A QUE PARTE ELA FAZ REFERÊNCIA. EXEMPLO:
SE DIGITADO, DEVE SEGUIR CRITÉRIOS, TAIS COMO: FONTE (ARIAL OU TIMES NEW ROMAN); TAMANHO (12 PARA O TEXTO E 14 PARA TÍTULO); PARÁGRAFO (JUSTIFICADO; PRIMEIRA LINHA 2 CM); MARGEM (SUPERIOR 3CM, INFERIOR 2CM, ESQUERDA 3CM E DIREITA 2CM); TAMANHO DO PAPEL (A4); NÚMERO DE PÁGINAS (NUMERÁ-LAS A PARTIR DA INTRODUÇÃO, NO CANTO SUPERIOR DIREITO)
vídeo: http://youtu.be/9mFuTg1oF8k
PARA TRABALHOS ORAIS
http://palaciodaspalavras.blogspot.com/p/tecnicas-de-exposicao-oral.html
http://aulasdelinguaportuguesaeliteratura.blogspot.com/2009/10/normas-da-abnt.html
http://palaciodaspalavras.blogspot.com/p/normas-tecnicas-abnt.html
http://monografias.brasilescola.com/educacao/leitura-espontanea-prazerosa-uma-conquista.htm
RESUMO
OS TRABALHOS DEVERÃO CONTER:
I – CAPA;
II – FOLHA DE ROSTO;
III – INTRODUÇÃO;
IV – CONTEÚDO DO TRABALHO;
V – CONCLUSÃO;
VI – BIBLIOGRAFIA;
VII– ANEXOS
OBSERVAÇÕES SOBRE O FORMATO DO TRABALHO:
- Itens I e II – SEGUEM EXEMPLOS APÓS AS EXPLICAÇÕES GERAIS
- A INTRODUÇÃO E A CONCLUSÃO DEVEM SER DOIS TEXTOS COM, NO MÍNIMO, TRÊS PARÁGRAFOS E QUINZE LINHAS. É VEDADO O USO DE VERBOS EM 1.ª PESSOA.
- A BIBLIOGRAFIA DEVE SER FEITA DA SEGUINTE FORMA: NOME DO AUTOR (PRIMEIRO O SOBRENOME EM LETRAS MAIÚSCULAS E NEGRITO, DEPOIS O NOME), TÍTULO DA OBRA (EM ITÁLICO), LOCAL, EDITORA E ANO DE PUBLICAÇÃO. EXEMPLOS:
LIVROS: MACHADO, Ana Maria. Do outro lado tem segredos. 2.ªed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1979.
REVISTAS: NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de S. Paulo, São Paulo, 28 jun. 1999. Folha Turismo, Caderno 8, p.13.
SITIOS (SITES): ALVES, Castro. Navio negreiro. [S.I.]: Virtual Books, 2000. Disponível em <http://www.terra.com.br/virtualbooks/freebook/port/Lport2/navionegreiro.htm.> Acesso em: 10 jan. 2002.
Observação: [S.I.] significa Sitio da Internet.
O CONTEÚDO DO TRABALHO É AQUILO QUE O PROFESSOR PEDIU, OU SEJA, O ASSUNTO.
IMAGENS PODEM SER COLOCADAS NO TRABALHO, PORÉM SÃO OPCIONAIS. SE OPTAR POR COLOCÁ-LAS, ELAS DEVEM APARECER APÓS A BIBLIOGRAFIA, OU SEJA, NO FINAL. DEVEM SER NOMEADAS COMO ANEXO A, B, C... E ASSIM SUCESSIVAMENTE. ALÉM DISSO, CONTER LEGENDA E A QUE PARTE ELA FAZ REFERÊNCIA. EXEMPLO:
TREM BALA – JAPÃO, POR ANDRÉ D’ ÁVILA. (LEGENDA DA IMAGEM)
REFERÊNCIA: Capítulo 3 do trabalho, quando são citados os meios de transportes (texto curto produzido pelo aluno)
MANUSCRITO OU DIGITADO (CRITÉRIO DO PROFESSOR)
SE DIGITADO, DEVE SEGUIR CRITÉRIOS, TAIS COMO: FONTE (ARIAL OU TIMES NEW ROMAN); TAMANHO (12 PARA O TEXTO E 14 PARA TÍTULO); PARÁGRAFO (JUSTIFICADO; PRIMEIRA LINHA 2 CM); MARGEM (SUPERIOR 3CM, INFERIOR 2CM, ESQUERDA 3CM E DIREITA 2CM); TAMANHO DO PAPEL (A4); NÚMERO DE PÁGINAS (NUMERÁ-LAS A PARTIR DA INTRODUÇÃO, NO CANTO SUPERIOR DIREITO)
vídeo: http://youtu.be/9mFuTg1oF8k
http://palaciodaspalavras.blogspot.com/p/tecnicas-de-exposicao-oral.html
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O Aluno (por ele mesmo)
O aluno não copia: compara resultados.O aluno não fala: troca opinões.O aluno não dorme: se concentra.O aluno não se distrai: examina as moscas.O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.O aluno não diz besteiras: desabafa.O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.O aluno não lê revistas na sala: se informa.O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)