terça-feira, 8 de março de 2011

SEMINÁRIOS

SEMINÁRIO




O seminário é um gênero textual oral e público, produzido individualmente ou em grupo, com graus de formalidade que variam de acordo com a situação.



PLANEJAMENTO E PREPARAÇÃO DE UM SEMINÁRIO



Para a realização de um bom seminário, é preciso que a fase de preparação envolva as etapas relacionadas a seguir.



1. PESQUISA

Pesquisar sobre o tema em livros, enciclopédias, revistas, jornais e na internet ou vídeos sobre o tema.



2. TOMADA DE NOTAS

Tomar notas, copiar ou reproduzir todo o material que possa ser lido, resumido ou comentado durante a exposição: dados históricos, estatísticas, citações, comparações, exemplos etc.



3. PLANEJAMENTO

Planejar os procedimentos:

como iniciar, desenvolver e concluir a exposição;

como tratar os subtemas;

quais exemplos ou apoios utilizar: gráficos, dados estatísticos, fotos;

que materiais e recursos audiovisuais empregar: cartazes, apostilas, retroprojetor, datashow, micro-fone.

Leve em conta as características do público-alvo, como faixa etária, tipo de interesse, expectativas etc.

4. PRODUÇÃO DO ROTEIRO E DE ESQUEMA

Redigir um roteiro com informações-chave que orientem o apresentador, citações para leitura etc.

ESQUEMA:

1. O apresentador coloca-se à frente da plateia, cumprimenta-a e dá início ao seminário. Apresenta o tema, fala da importância de abordá-lo e indica qual aspecto dele será enfocado, no caso do tema ser amplo.

2. Expor cada uma das partes do roteiro elaborado com clareza e ao final de cada parte, perguntar ao público “alguém deseja perguntar algo?”. Utilize recursos linguíticos, como “Outro aspecto que vamos abordar...; Se há aspectos negativos, vamos ver agora os positivos... etc”; para que não aconteça uma “quebra na apresentação”.

3. Conclusão e encerramento:retoamr os principais pontos abordados, fazendo uma síntese deles; pode mencionar aspectos do tema que poderiam ser abordados em outros seminários com maior profundidade (não é obrigatório), ao final pode citar algo que resuma o pensamento do grupo ou de um autor especial; agradece a atenção e passa a palavra a outra pessoa.



OBSERVAÇÕES

1. POSTURA DO APRESENTADOR

O apresentador deve falar em pé e olhando para o público; a fala deve ser alta, clara, bem articulada e com entonação variada, a fim de que a exposição não fique monótona, deve se mostrar simpático e receptivo a participações d plateia; deve estar bem atento ao tempo previsto.



2. USO DA LINGUAGEM

A linguagem padrão deve predominar o discurso oral. Evite repetições de expressões como né?, tá?, ahnn..., pois elas prejudicam a apresentação. Se necessário, deve explicar o significado dos vocábulos e conceitos específicos da área pesquisada, para isso, utilizar expressões como, isto é, por exemplo, em outras palavras, quer dizer etc.



3. USO DE RECURSOS AUDIOVISUAIS

Uso de recursos exige certos cuidados. Primeiro, porque deve-se lembrar que os recursos servem para auxiliar na apresentação, como apoio e portanto, não devem substituir a apresentação oral. Além disso, o equipamento deve ser testado previamente.



4. APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO EM GRUPO

A exposição em grupo exige maior atenção a alguns aspectos específicos. Cada integrante do grupo pode ficar responsável por uma parte da apresentação. Entretanto cada exposição deve retomar o que já foi dito e acrescentar informações, ampliar. O grupo todo deve se “especializar” no assunto. Isso permite que todos respondam com tranquilidade a qualquer pergunta feita. Enquanto um dos apresentadores expõe, os outros podem ficar sentados ou em pé, mas devem ficar em silêncio. Podem também contribuir manuseando os equipamentos, trocando cartazes, apagando a lousa ou simplesmente ouvindo com atenção a exposição.
 
OUTRAS OBSERVAÇÕES PODEM SER ENCONTRADAS EM:
www.valentim.pro.br/Slides/Apresentacao_Seminario.ppt
http://www.zemoleza.com.br/como_fazer_seminario.asp
http://ebookbrowse.com/roteiro-para-apresenta%C3%87%C3%83o-dos-semin%C3%81rios-doc-d69030549
http://josecarlosvaz.pbworks.com/w/page/8531998/Orienta%C3%A7%C3%B5es-para-Semin%C3%A1rios-GPTI

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O Aluno (por ele mesmo)

O aluno não copia: compara resultados.O aluno não fala: troca opinões.O aluno não dorme: se concentra.O aluno não se distrai: examina as moscas.O aluno não falta na escola: é solicitado em outros lugares.O aluno não diz besteiras: desabafa.O aluno não masca chiclete: fortalece a mandíbula.O aluno não lê revistas na sala: se informa.O aluno não destrói o colégio: decora a escola segundo seu gosto.
(BRINCADEIRINHA!!!!!!!!)